audio no whatsappÁudio no WhatsApp

Apesar de especializado em Google, também utilizo o famoso WhatsApp, o famoso aplicativo de mensagens, e desde que comecei a utilizá-lo, tenho analisado se a forma como o utilizamos é sempre a mais prática e objetiva.

Eu certamente não sou a pessoa mais organizada e produtiva do mundo (longe disso), mas procuro sempre formas de agilizar meu trabalho e a comunicação com clientes – e também amigos.

E tenho percebido que, ao contrário do que se costuma julgar, as mensagens em áudio no WhatsApp NÃO são uma forma prática e objetiva de comunicação. Utilizar áudio, apesar de parecer economizar tempo, na maior parte das vezes nos faz perder tempo. Vou listar alguns motivos:

SOMOS MENOS OBJETIVOS AO USAR O ÁUDIO

– Quando escrevemos uma mensagem em texto, logo pensamos nas frases mais objetivas possíveis, porque queremos economizar tempo na digitação. Mas quando enviamos áudio, normalmente não pensamos antes, e por isso acabamos falando mais do que o necessário. Ouça novamente as 10 mensagens em áudio mais recentes (com duração de 1 minuto ou mais) que você tenha recebido, analise o conteúdo e pense se por acaso não teria sido possível comunicar a mesma coisa com apenas uma, duas ou três frases – que talvez teriam levado menos de um minuto para serem escritas, e mais interessante ainda… levaria apenas alguns segundos para ser lida! Enquanto a mensagem em áudio força o receptor a levar a mesma quantidade de tempo que você levou para gravá-la.

COMPLICA A LOCALIZAÇÃO DE TRECHOS DE CONVERSAS

– Quando queremos (ou precisamos) localizar trechos de uma conversa que tivemos com alguém, é bem cômodo digitar uma palavra e ver o WhatsApp localizá-la. E isso só é possível com mensagens em texto. Se é em áudio… simplesmente não é possível, e você vai ter de ouvir “sei-lá-quantas” mensagens inteiras até encontrar o trecho que estava procurando, desperdiçando tempo e neurônios. Não é verdade?

RESTRIÇÕES DE LOCAIS

– Uma mensagem de texto pode ser lida e compreendida em praticamente qualquer lugar, independentemente do ambiente. Já uma mensagem de áudio no WhatsApp… Não é possível ouvir em qualquer lugar, mesmo encostando o aparelho no ouvido. Em locais com muito barulho (ou muito silêncio) é complicado – algumas vezes até impossível – tanto ouvir quanto gravar mensagens em áudio.

CONEXÃO E USO DE DADOS

– Uma mensagem em áudio utiliza muitas vezes mais dados do que uma mensagem em texto. Dificilmente alguém possui acesso realmente ilimitado à internet em seu smartphone – a menos que só utilize o aplicativo em redes Wi-Fi sem limitações. E ainda assim, de qualquer forma, há momentos de maior tráfego na rede, o que acaba atrasando a entrega e recebimento das mensagens em áudio. Mensagens de texto são extremamente “leves”, entregues sempre com rapidez e consumindo pouquíssimos dados. Isso faz uma enorme diferença principalmente se a outra pessoa estiver em um local com a conexão lenta e sinal fraco.

ESPAÇO NO SMARTPHONE

– Da mesma forma que os áudios consomem mais dados da conexão, eles também consomem mais espaço de armazenamento no seu aparelho. E mais: Se você encaminhar a mesma mensagem para mais pessoas ou grupos, são feitas cópias adicionais dentro do seu aparelho, aumentando bastante o consumo de espaço. Pessoas que utilizam somente texto dificilmente possuem problemas com a questão do espaço disponível.

Espero que esta minha humilde contribuição ajude a fazer sua comunicação mais objetiva!

Deseja saber mais sobre o melhor sistema de emails existente? Leia mais sobre o GSuite/Google Apps