Quem disse que o Google sabe de tudo?

É comum considerarmos que o maior mecanismo de busca do mundo – o Google – “saiba” de praticamente tudo no mundo, visto que é lá que pesquisamos sobre tudo hoje em dia.

Até talvez seja, de fato, a empresa/organização que mais tenha informações no mundo em seus sistemas, pois é multinacional, com mais de 40 datacenters espalhados pelo mundo e praticamente todas as pessoas que acessam a internet no mundo utilizam algum serviço dela todos os dias. Porém, se considerarmos o tamanho da internet como um todo, o Google é apenas uma pequena parte – na verdade um “índice” da internet e um provedor de serviços.

É muito difícil fazermos uma pesquisa e o Google não listar centenas, milhares ou até milhões de resultados sobre o que pesquisamos, dando a impressão de que realmente sabe de tudo. Porém, estes resultados são, na verdade, apenas links quem levam aos sites onde está a informação desejada. Ou seja: a verdade é que o Google não sabe de tudo, como costumamos considerar.

Poderíamos dizer, então, que ele sabe quem sabe – isso sim faz sentido! Faça uma pesquisa agora mesmo sobre qualquer e clique em qualquer resultado. Você será direcionado para um site de terceiros onde está a informação pela qual pesquisou.

Da mesma forma, existem outros índices, como o Bing e o Yahoo!, por exemplo – que são menores, mas funcionam da mesma forma, como se fosse um índice da internet.

Grande abraço, e boas pesquisas!

Google sabe tudo