Google Adwords:  Como você viveu sem ele até hoje?

Olá!

Hoje estou por aqui buscando refletir com vocês sobre certas necessidades que o mercado nos impõe, o desejo pelo consumo e também o quanto isso é relevante para cada pessoa. Estes pensamentos me levaram a uma linha de raciocínio bem lógica acerca de como se comportam as empresas na hora de anunciarem seus produtos ou serviços.

O que elas fazem de certo? O que fazem de errado? Como ter forte presença sendo uma empresa de pequeno ou médio porte em meio a um mar de grandes tubarões e uma recessão impiedosa?

Sou Luciano Lessa, especialista em Google Adwords e te garanto: Há como! É mais simples do que se pensa, mais barato do que se imaginaria pagar, mais assertivo que vender bala para a mãe e principalmente, atinge a pessoa certa, na hora e locais certos. Siga aqui comigo e entenda como isso é possível. Usando esta ferramenta incrível poderemos chegar a resultados realmente impressionantes.

É bem simples. E tantos erram…

Se imagine sentado confortavelmente em sua sala, são 22 horas, você assiste ao último episódio de sua série predileta quando no intervalo comercial aparece o anúncio do incrível, inenarrável, indispensável processador de alimentos “Nutri Ninja”, da “Isso aí Shop”.

Você então, distraidamente se lembra de que esqueceu de comprar a comida do gato, e também recorda a última vez em que tentou usar algo parecido com um liquidificador e criou uma granada de sopa no meio da cozinha…

Te convido a analisar mais profundamente este comercial. Por hora esqueça a granada e perceba o que há de errado nisso tudo.

Não cogito a importância ou eficácia do produto de nosso exemplo, mas pense em tudo o que cercou esse intervalo comercial.

  • É uma série de suspense, em um canal de TV por assinatura pelo qual você paga para poder assistir o que deseja.
  • O horário é o das 22 horas, bastante fora do pico dos programas sobre gastronomia e culinária tanto das TVs abertas quanto das pagas, que é manhã e tarde.
  • Neste horário normalmente as pessoas já jantaram e por isso é chamado de “horário nobre da TV” pois é onde se encaixam os melhores programas de conteúdo adulto.

Perceba o que estes 3 pontos demonstraram sobre a escolha errada do anunciante.

O Nutri Ninja não é um produto que lhe interessa naquele momento e você representa o perfil mediano de todas as pessoas que estão assistindo ao mesmo canal naquele momento. Portanto, existe muito mais gente parecida com você que também viu este anúncio, do que reais interessados em comprar um Nutri Ninja. Estes potenciais clientes por certo assistiam outros canais neste horário ou assistiram TV pela manhã ou tarde neste mesmo dia.

Mas, e a ração do gato?

Pois é… Como o produto estava veiculado em um anúncio totalmente desfocado de horário, lugar e público ele não atingiu a você e nem a outros potenciais consumidores, e o resultado disso é que sua mente foi lá longe pensando no bichinho e sequer prestou atenção ao Nutri Ninja! E sabia que o danado do processador é bom?

E agora levanto mais uma questão: Quanto custou anunciar este produto no lugar errado, na hora imprópria  que atingiu o público menos procurado pela marca?  Pois é… Caro, muito caro. São dezenas de milhares de reais para segundos de veiculação nos canais mais assistidos em horário nobre.

E o que o Google Adwords tem a ver com essa situação?

Tudo!  Eu começaria dizendo que o Google Adwords coloca o anunciante no lugar certo, na hora certa, comunicando com o público certo. E a forma como isto acontece é bastante simples.

Vamos supor que você goste de pescar e resolve realizar uma pesquisa no Google por “molinetes”. Aparecerão, nos primeiros resultados da pesquisa, anúncios de empresas que trabalham com… molinetes! Aqui atingimos o primeiro ponto de diferenciação da atuação do Google Adwords: colocar o anunciante no lugar certo.

O segundo ponto seria a hora certa. A mágica desta ferramenta acontece aqui: Não há hora específica, pois a campanha de anúncios da empresa de molinetes no Google Adwords exibe os anúncios sempre que o cliente interessado pesquisar sobre este equipamento. O anúncio aparecerá para o consumidor potencial nas primeiras posições da página de resultados, ali, no momento em que ele está pesquisando. Até parece feitiçaria, mas é tecnologia.

O terceiro ponto: o público certo. Você está pesquisando por molinetes, e serão exibidos anúncios de empresas que trabalham com molinetes. Talvez até apareçam outros itens relacionados como tarrafas, iscas ou anzóis. Mas nunca serão exibidos anúncios fora do contexto, como por exemplo “Coleção DVD Zumba Fitness”.

É o anúncio trabalhando com o público certo, o público que quer comprar o produto que sua empresa oferece. O Google AdWords se transformou hoje na ponte que une os potenciais compradores aos melhores fornecedores, sejam eles pequenas, médias ou grandes empresas. Desde um pequeno bar, loja ou restaurante, prestadores de serviços, até grandes multinacionais. Até a Apple faz anúncios no AdWords para vender o iPhone!

O Google Adwords não seleciona os anunciantes por conchavos, propinas ou acordos de camaradagem. É investimento de custo bastante reduzido aliado a um bom trabalho de gerenciamento de campanha por um especialista em Adwords. Todos podem usar a ferramenta, e em acordo com o que possam investir com ela.

E quando se pensou que as vantagens já tinham acabado…

Agora é que vou falar sobre preços. E acredite, você vai gostar muito disso.

Quando comentei acima sobre o Google AdWords atender a todo tamanho de empresa, de maneira igual e de acordo com o que cada um possa investir, você por certo deve ter pensado: Certo, Luciano, mas veja só: Se eu tivesse R$ 12.000,00 por mês para colocar um outdoor em uma grande avenida, ou se eu tivesse R$ 10.000,00 para rádio, R$ 30.000,00 para um mês de anúncios em TV estadual eu nem pensaria em formas de fazer minha empresa crescer e atrair novos clientes, certo?

E eu te respondo: Errado! Vamos por partes?

Em primeiro lugar, os preços acima devem estar defasados. Minha última pesquisa sobre estes itens para campanhas de marketing são de 2013 e 2014 portanto, pode calcular uns 30% de aumento sobre a veiculação de anúncios utilizando estas mídias. Mas este nem é o ponto principal.

A TV pode apresentar os problemas que citei lá no começo deste post. Pode sim dar tudo errado e facilmente isso acontece. O rádio poderá dar retorno se você conseguir um espaço em um programa específico, que atinja um público também específico, que seja realmente o consumidor direto do que você tem a oferecer – o que não é tão fácil. E pior, lembre-se de que você não tem a imagem como auxílio de anúncio nestes 30 segundos de veiculação como teria na TV. Há somente um locutor falando rapidamente o seu texto enquanto você torce para alguém além de você mesmo ter ouvido.

Sobre outdoor, tenho boas histórias… Desde a falta de cálculos da força dos ventos para instalação deles em ruas – e sua propaganda indo ao chão na primeira ventania – até a montagem em vias rápidas demais que não permitiam tempo para visualização ou em locais que vivem sendo alvo de acidentes de trânsito – e lá vai de novo seu anúncio ao chão… Outdoor é mesmo uma aventura, só é recomendável para efeitos de fixação de marca, que é assunto para outra conversa.

Agora que já falei tudo o que pode dar errado usando todo aquele dinheiro que se paga por isso, vem a parte boa.

Quanto realmente custa anunciar no Google AdWords?

Pouco. Pouco mesmo considerando o que se investe neste tipo de campanha e com resultados extremamente assertivos.

São investidos valores variáveis conforme a concorrência e a procura. Sem erros e sem sustos – tudo sob controle. Os anúncios ainda podem ser pausados, modificados, melhorados e os investimentos podem começar com médias de apenas R$ 35,00 a R$ 45,00 por dia!

Além de investimento baixo, retorno com muito maior aproveitamento!

Sim, essa é a grande realidade das campanhas feitas com o Google AdWords: investimento baixo e retorno muito mais apurado. Melhores clientes, compradores já convencidos sobre sua empresa e produtos. É a Google lhe dando abertura de se mostrar dentro da plataforma de busca mais usada no mundo atualmente.

As chances estão aí para quem as quiser agarrar, essa é a grande verdade. Uma plataforma incrível, com preços acessíveis, resultados direcionados e enorme aproveitamento.

Em se falando de conversão de clientes – aqueles que veem seu produto e realmente o compram – temos com o Google AdWords uma revolução. É muito mais poderoso do que qualquer outro tipo de mídia que já se viu até hoje, desde o início dos anúncios em TV lá nos anos 50.

E o que eu, Luciano, faço no meio disso tudo? Bem simples também!

Eu ajudo sua empresa a definir quem é seu mercado, gerenciar suas campanhas, otimizar seu site, definir como investir de acordo com seu orçamento e também, em acordo com ele, quanto você poderá esperar de resposta diariamente destes investimentos.

Vem conversar comigo. Tenho certeza de que minha experiência como especialista poderá dar outro rumo a sua empresa.

Sabemos que o sol nasce para todos.  Mas que tal ter o protetor solar certo, para ficar muito mais tempo na praia e ter as melhores férias de sua vida? Tenho do fator 15 ao 70, na minha mão a qualidade é garantida e o preço é camarada! Vem conversar!

Sou Luciano Lessa, especialista em vender mais através das ferramentas do Google, e quero ajudar você a vender mais.

Entre em contato agora mesmo, através do formulário abaixo, ou enviando e-mail para [email protected]

Até a próxima. Grande abraço e boas vendas!

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